sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Procon faz alerta para as compras de final de ano

A Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor do municipio de Schroeder – Procon está orientando sobre compras no final de ano. Segundo o órgão, de o presente for uma roupa ou calçado é importante verificar a possibilidade de troca em razão do tamanho, cor ou modelo, fazendo constar na nota fiscal o prazo de troca.
Em relação ao aparelho celular, a orientação é avaliar as necessidades do presenteado e as vantagens oferecidas pelas operadoras e lojas. A orientação é presentear sem o chip. Sugere o Procon que na compra de eletrodomésticos e eletrônicos que seja feito o teste antecipado e demonstração do funcionamento. Se não for possível, que na nota de compra esteja incluída a condição para a troca.
Na compra de brinquedos às crianças, a orientação é que seja verificada na embalagem a faixa etária a que se destina, a identificação do fabricante, as instruções sobre uso e montagem e a existência do selo do Inmetro. Além de todos esses cuidados o consumidor deve exigir sempre a nota fiscal que é essencial para a troca, garantia a eventual reclamação.
O diretor-geral do Procon de Schroeder, José Miguel Campestrini, alerta também para possíveis golpes na compra por internet, diante da existência de sites falsos que fazem vendas de produtos abaixo do valor de mercado ou que prometem o envio mediante pagamento antecipado e não enviam a mercadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário